sexta-feira, 3 de julho de 2015

Relembre: o 1º Festival Kino Beat

Esse ano o Festival Kino Beat cresceu em relação a 2014, tanto em dias, quanto em atrações. Em 2014 a programação em parceria com o Sesc-RS levou para o palco do Teatro do Sesc 4 atrações inéditas na cidade em 2 dias de evento.

 
Festival Kino Beat (cobertura da 1˚edição) from Kino Beat on Vimeo.

Quem esteve presente pôde curtir espetáculos audiovisuais inovadores e shows conectados com novas linguagens emergentes da evolução tecnológica. Na primeira noite, no dia 26 de abril, a abertura ficou por conta do DJ Landosystem no Café Sesc. Depois, no Teatro do Sesc, o músico, cantor e poeta, Diego Abelardo, executou pela primeira vez ao vivo o seu trabalho autoral, a Agnostic Orchestra. Fruto de uma experimentação teimosa entre instrumentos e samples, o processo eletroacústico de arranjos e mixagem demorou 8 anos para ser concluído.



Para encerrar a primeira noite, o 1º Festival Kino Beat trouxe a Orquestra Vermelha, criação do artista multimídia Matheus Leston, que era um quinteto, mas apenas um dos músicos ficou presente no palco, os integrantes eram representados pela imagem da silhueta de artistas exibidas em grandes telas. A apresentação trabalhou as contradições entre virtuosismo e música eletrônica, gravação e ao vivo, presença e ausência, música e imagem. O público ficou encantado e a energia foi a mesma de uma orquestra ao vivo.



Quem abriu a noite do domingo, dia 27 de abril, foi o Dj Lucio Kahara, aquecendo para mais uma noite de festival. O duo de indie-pop-eletrônico carioca Opala, formado pelo produtor musical Lucas de Paiva e a cantora e compositora Maria Luiza Jobim, filha de Tom Jobim, apresentou a sua musicalidade influenciada por Vangelis, The Knife e XX, e pela sutileza da cultura nipônica.



O encerramento do festival aconteceu com o artista Fernando Velazquez, que apresentou a performance audiovisual Mindscapes. Velazquez explorou a ideia de paisagem relacionada a atividade cerebral, ao pensamento e ao imaginário. A pesquisa para o trabalho recorreu a algoritmos generativos e técnicas de improvisação audiovisual em tempo real.



Esse ano serão 4 dias de programação e 10 atrações inéditas, sendo 3 delas internacionais. Alguma dúvida que 2015 promete? Confira a programação completa aqui.


Porto Alegre e a música eletrônica: confira também o que Flávio Lerner escreveu sobre a importância do primeiro Festival Kino Beat

Nenhum comentário:

Postar um comentário